Alta cobertura florestal e desmatamento mínimo ou zero High Forest, Low Deforestation (HFLD)
Acesso a financiamento para reduzir o desmatamento cartilha 5
View PublicationO REDD+ tem sido muitas vezes rotulado como um mecanismo perverso, na medida em que apenas recompensa aqueles territórios ou proprietários florestais que, por terem altas taxas de desmatamento, agora podem reduzi-lo, excluindo aqueles que têm florestas bem preservadas e, portanto, não têm jeito de reduzir o desmatamento (van Dam, 2020). Para entender melhor esse problema, recomendamos que você assista ao vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=CFu5IKsraxY&feature=youtu.be
O Programa LEAF e seu padrão ART/TREES, cientes desse enorme problema na forma como o REDD+ vem sendo implementado, criaram uma “janela” financeira através da qual essas áreas ou territórios, que denomina HFLD (High Forest Low Deforestation, algo como “Alta Cobertura Florestal e Mínimo ou Nulo Desmatamento”), também podem receber créditos de carbono, desde que atendam a uma série de critérios.
Nesta cartilha explicaremos como funciona o HFLD e quais os requisitos que as “jurisdições” devem cumprir para receber esses créditos HFLD. E esclarecemos porque eles são especialmente interessantes para territórios indígenas ou comunidades locais.