A Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends (ICGT-FT) compreende a governança territorial e organiza sua atuação nos territórios indígenas com a integração das dimensões cultural, política e econômica e valorizando a autonomia e a autodeterminação dos povos.
O trabalho da ICGT-FT no campo das economias indígenas do Território Mosaico Tupi, um conjunto de Terras Indígenas na porção leste do Tupi Guaporé, teve início há sete anos, com a composição de uma equipe com presença constante nas Terras Indígenas. O trabalho com as cadeias da sociobiodiversidade indígena, que teve início com o artesanato e o cacau, envolve também as cadeias da castanha-do-brasil, do açaí e da copaíba, entre outras com potencial cada vez maior. Em 2019, esse trabalho ganhou escala e passou a gerar impactos mais significativos por meio da implementação do Projeto Nossa Floresta Nossa Casa, com o apoio e parceria da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), do CIAT (Centro Internacional para Agricultura Tropical) e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA).
Temos a satisfação de lançar a série de quatro livros Dos Territórios Indígenas aos Mercados: cadeias de valor do artesanato, da castanha, do cacau e do açaí. Esperamos que esses livros sejam uma espécie de guia para a consolidação de ações voltadas às economias indígenas e à valorização dos povos, compartilhando e difundindo nossos aprendizados e experiências.
Os livros introduzem conceitos sobre governança territorial indígena e economias indígenas, e se organizam em duas partes: na primeira parte dos livros são apresentados dados, informações e aspectos das cadeias e dos mercados que indicam características, desafios e oportunidades. Na segunda parte abordamos especificidades das iniciativas econômicas indígenas do Mosaico Tupi e dos arranjos que estão em construção onde atua a ICGT-FT, em 08 TIs, onde vivem 21 povos indígenas que, além de vivenciarem o mesmo contexto socioeconômico e enfrentarem os mesmos desafios, compartilham línguas, culturas, histórias e cosmovisões.
Com esta série de quatro livros queremos agregar conhecimento e promover interações positivas ao equilíbrio das economias indígenas, para que sejam abertos mais acessos dos territórios indígenas aos mercados e para que as parcerias sejam mantidas com base em valores compartilhados.
Marcio Halla es Coordenador do Projeto Nossa Floresta Nossa Casa e da área de economia indígena da Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends.
Viewpoints showcases expert analysis and commentary from the Forest Trends team.
Connect with us on Facebook and Twitter to follow our latest work.